30 de janeiro de 2009

A ORAÇÃO


A oração é a expressão da alma perante ao seu Deus.
Ela é como uma lavanca que levanta a fé para superar as montanhas de dificuldades, que impulsiona os corações, que põe de pé os caídos, que soergue os fracos, desanimados e abatidos. É a janela da alma pela qual vemos e falamos com Deus. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento apresentam inúmeros exemplos de orações de filhos de Deus. Achamos as orações de pessoas como Abraão, Moisés, Davi, Salomão, Elias, Ana, Daniel, Paulo, Pedro e muitos outros.
O próprio Jesus nos deixou ensinamentos de como devemos orar. Ele nos deichou até uma oração modelo, a oração do Pai nosso: “Pai nosso que estás no céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino seja feita tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje, e perdoa-nos as nossas dívidas assim também como nós temos perdoados os nossos devedores. E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino, e o poder e a glória para sempre. Amém.”
Jesus também censurou os hipócritas, os quais faziam longas orações mas que eram vazias de sentimentos. Oração da boca sem o coração é como uma bala perdida, não atinge seu objetivo.
As orações públicas possui algumas caracteristicas que são fundamentais: elas devem ser objetivas, claras e concisas. Muitas orações não possui essas qualidades e portanto, são ocas e não surtem os efeitos desejados. É comum pedir a alguém para orar agradecendo a Deus pelos dizímos e ofertas e o “orador” ora sobre muitas coisas menos pelos dízimos e ofertas! É bom ensinar a igreja que a vários tipos de oração: de gratidão, de adoração, de confissão, de petição e de intercessão. Muitos possuem a pálida idéia que a oraçaõ é só pedir, mas pelos exemplos biblícos vemos que a oração é muito mais louvor e gratidão do que petição. Nós somos mais inclinados a pedir e interceder do que agradecer e louvar, somos um povo ingrato: pedimos muito e agradecemos pouco. Confessar pecados nem pensar para alguns. A pessoa que vai orar, dev ter a nítida compreensão de que tipo de oração vai fazer. É comum o fato de que o momento é de gratidão pelas bençãos e a oração que é feita é quase exclusivamente de súplica e intercessão.
Por Pastor Ederaldo Xavier

O PENTECOSTALISMO MODERNO

O pentecostalismo moderno nasceu dentro de uma escola bíblica, o Instituto Bíblico Betel, com Charles Fox Parham. Parham e seus quarentas alunos, começaram a estudar sobre o Batismo no Espírito Santo em 1900.
A escola tinha com objetivo um estudo aprofundando na Palavra de Deus e muita oração.
Em 1° de janeiro de 1901, Agnes Ozam foi batizada no Espírito Santo e começou a falar em línguas. Um dos alunos de Paham, foi William Joseph Seymour, homem que deu notoriedade ao pentecostalismo na rua Azuza no ano 1906. Seymour, também, abriu uma escola bíblica no Texas. Os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg chegaram no Brasil em 1910. Eles trouxeram a mensagem pentecostal com bagagem teológica. Gunnar Vingren foi um aplicado seminarista em Chicago(EUA) e Daniel Berg estudou em um Instituto Bíblico nos EUA. Outros missíonários pentecostais que chegaram ao Brasil, eram homens de profundo conhecimento teológico e formam preletores das Escolas Bíblicas de Obreiro; como Lewis Pethrus, Samuel Nystrom, Lawrence Olson, Orlando Boyer, Bernard Johnson, J.P. Kolenda etc.(2) A história mostra que os pentecostais sempre tiveram ligados ao ensino bíblico. As Escolas Bíblicas de Obreiro, a valorização da escola bíblica dominical e o começo(nos anos 60) da tradição de seminários teológicos no modelo norte-americano, é uma prova que o Movimento Pentecostal valoriza a teologia ortodoxa.
Hoje os pentecostais começam a ganhar respeito acadêmico, mas ainda há muito preconceito. Hank Hanegraff lembra que: "alguns dos pensadores de maior expressão e clareza hoje em dia são cristãos pentecostais".(3) Ele cita o exemplo de dois pentecostais respeitados no meio acadêmico, como Valter Martin, fundador do Instituto Cristão de Pesquisas no EUA e Gordom Fee, um dos maiores especialistas em exegese do mundo. O teólogo George O. Wodd, comenta que Willian Seymour chegou a ser criticado por examinar toda experiência pela Palavra de Deus. Seymour, então, respondeu em um editorial do períodico A fé apostólica (setembro de 1907): " Estamos medindo tudo pela Palavra, toda experiência deve ser medida pela Bíblia."(4). Todos que pretendem avaliar o pentecostalismo, deve fazê-lo com imparcialidade e examinar a hístória e doutrina desse grupo que tantos benefícos trouxe ao protestatismo. Os pentecostais têm história e doutrina e ainda são grandes instrumentos na defesa da fé cristã.
Por Pastor Leonardo Santos

Obra Missionária 2





Obra Missionária em Irati, Teixeira Soares etc.
Pr. Leonardo, Ev. Adriano, Ev. Neryvando e Pb. Daniel atual responsável pela região de Irati



Culto de Quinta-Feira




'Culto de Quinta - Feira 29/01/2009
Campanha: OS 7 SELOS DO LIVRAMENTO DE DEUS.!
Com a presença do Pr. Leonardo Santos
Av.das Américas, n°814 - Cidade Jardim /São josé dos Pinhais




Perseguição na India


Entre 24 de dezembro de 2007 e 02 de janeiro de 2008 os ataques no "município" de kandhamal mataram ao menos quatro cristãos, e destruíram 100 templos religiosos e 730 casas de cristãos. A maioria das vítimas eram Dalits , anteriormente conhecidos como "intocáveis"Os recentes ataques começaram depois que Lakshmanananda Saraswati, um líder da Associação Fundamentalista hindu VHP - Vishwa Hindu Parishad, foi morto em 23 de agosto de 2008, por assaltantes desconhecidos . A VHP acusou publicamente os cristãos locais e grupos de militantes hindus atacaram pelo menos em 12 dos trinta "municípios" do "Estado" de Orissa. Os líderes das comunidades cristãs informaram que desde 03 de setembro, pelo menos 4.014 casas foram destruídas em 300 aldeias, e aproximadamente 50 mil pessoas, expulsas. Dois pastores e outros 24 líderes cristãos foram mortos. Mais de 100 templos foram incendiados. Uma freira foi estuprada e outra religiosa católica foi queimada viva em Bargarh, "município" de Orissa.Em 25 de Agosto de 2008, as hordas de militantes hindus atacaram casas cristãs e lugares da adoração em Kandhamal. Os ataques foram principalmente à noite. Em primeiro de Setembro de 2008, o Governo do Estado Orissa contou os fatos em números: 16 pessoas mortas, 35 feridas, 185 presos; 558 casas e 17 lugares de adoração incendiados, 12,539 cristãos buscaram abrigo em 10 campos de refugiados; 12 companhias de forças paramilitares, 24 pelotões da Polícia Armada estatal de Orissa, duas seções da Força de Reserva de Polícia Armada, e duas equipes do Operat Especial.Na Quinta-feira, 4 de setembro de 2008, o Supremo Tribunal de Índia instruiu o governador de Orissa para controlar a violência. As autoridades de Orissa prometeram impedir uma manifestação da VHP (Vishwa Hindu Parishad ou Conselho Hindu Mundial) marcada para o dia 7 de setembro de 2008. Contudo, os líderes de VHP disseram a uma jornalista indiana que eles ainda planejavam manter o "Shraad Yatra” um rito de funeral tradicional executado por sadhus hinduístas no 16º dia da morte do swami. Anteriormente, líderes de todas as principais denominações cristas conclamaram um dia da oração e jejum através da Índia no domingo, 7 de setembro de 2008."


Corpo do Pastor Dibya Sundars




fatos reais que aconteceram entre o Natal de 2007 e setembro de 2008, você precisa saber que a Índia é uma país da Ásia com 28 estados e sete territórios. Que em apenas em UM Estado, chamado Orissa, vem acontecendo incêndios de igrejas cristãs, mortes de alguns pastores, destruição de casas e perseguição de cristãos. Informo ainda que dentro do Estado de Orissa, em 14 distritos (municípios) houve estes problemas. Eu preciso esclarecer isto, para que você não fique desinformado nem conclua de modo errado que a Índia inteira esteja pegando fogo ou que os fundamentalistas hindus estejam fazendo churrasco de pastores e de crentes todo dia por lá.







UM DIA DE DESCANSO....






Os 7 inimgos da Igreja


(LEITURA: Dt 7:1-8) Após caminhar por um espaço de 40 anos no deserto, Israel está prestes a entrar na Terra Prometida. Toda aquela geração rebelde que havia saído do Egito pereceu ao longo desse período, vitimada por sua rebelião contra Deus e Moisés. Uma nova geração está prestes a conquistar ou tomar posse das promessas feitas a Abraão cerca de 430 anos atrás. Daquela geração passada, somente Josué e Calebe entraram e tomaram posse da nova terra. Ambos, com aproximadamente 85 anos de idade. Deus então ordena a imediata conquista da terra prometida, pois aquele povo era intruso naquela terra! Perceba que Deus começa pelo lugar mais difícil! É preciso que não fique nenhuma dúvida: sem Ele, será praticamente impossível vencer as dificuldades que se avizinham. E a conquista começa por Jericó, a cidade fortificada também conhecida como “cidade das Palmeiras”. Possuía aproximadamente 36 km de perímetro. Sua muralha era uma couraça de pedra: tinha 12 metros de altura por 8 de largura! Haverá momentos em sua vida em que você não precisará entender o trabalhar de Deus, basta somente confiar! Deus sempre tem UMA SECRETA E UM ELEMENTO SURPRESA! Se a estratégia dEle lhe parece loucura, continue tão somente ‘rodeado a cidade’! [os muros vão cair!].Havia em Canaã, uma gama de povos pagãos, com práticas e costumes completamente avessos e até perigosos à jovem nação de Israel. Deus ordena a completa aniquilação de todas elas. E é aqui que quero discorrer sobre este estudo. Trata-se de 7 INIMIGOS perigosíssimos. Israel não podia errar; era uma ordem que deveria ser cumprida à risca, pois oferecia perigo de morte à jovem nação. Pois bem, esses ‘povos’ existem hoje também, e oferecem um perigo real à igreja do arrebatamento. Quem são eles? E quais perigos representam? Preste atenção no texto de Deuteronômio 7:1“Quando o Senhor teu Deus te tiver introduzido na terra, a qual vais a possuir, e tiver lançado fora muitas gentes de diante de ti, os heteus, e os girgazeus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete gentes mais numerosas e mais poderosas que tu”.1. HETEUS> Eram descendentes de Hete, filho de Canaã. Até a poucos anos quase nada se sabia a respeito dos heteus. Alguns críticos acreditam tratar-se de uma raça de pouca importância no cenário histórico, entretanto, sabe-se que os heteus constituíam um poder notável nos dias de Josué. Seu nome significa ‘amargura’. Possuíam traços mongólicos, tinham olhos escuros e eram pavorosos. Fomentavam guerras, disputas e divisões.Ao longo de minha conversão, tenho observado a ‘semente dos heteus’ no meio do povo de Deus, e, acredite; é assustador! São eles que fomentam guerras e divisões na igreja, nunca estão satisfeitos, e quando saem, deixam um rastro de destruição que só o sangue de Jesus...Hoje se um pastor se ausenta da igreja por 3 dias, quando retorna encontra ‘outro clima’ daquele em que a deixou! Acredite, essa semente existe na igreja (não está no mundo). É ela quem espalha boatos, incita contendas, promove divisões e até faz ‘baixo-assinado’ para tirar o pastor da igreja! São literalmente pavorosos como eram os heteus dos dias de Josué. Você sabia que no Brasil são abertas cerca de 100 denominações evangélicas todos os dias? Pergunto: de onde estão vindo todos obreiros e membros dessas novas denominações? Não quero fazer conjunturas; sei, sim, que há muitas portas abertas por homens devidamente credenciados por Deus para cumprirem a chamada de Deus em suas vidas; ministérios aprovados por Deus...Mas não é sobre isso que estou falando; é sobre uma quantidade incrível de rebeldes que estão se levantando contra Princípios de Liderança em suas igrejas e abrindo ‘portinholas’ com os mais variados e bizarros nomes de ‘igreja’. Arrastam crentes fracos após si, e saem por aí com títulos de Bispos. Reverendos, e acredite: até de Apóstolo!!! São os heteus, é a semente dos heteus! Cuidado crente, com quem coloca as mãos sobre a sua cabeça! Cuidado crente, com quem ministra unção com óleo sobre você...Tudo no mundo espiritual tem um preço. O rebelde nunca está sozinho. Toda imposição de mãos transfere alguma coisa. Não troque o certo pelo duvidoso. Corra dessa ‘cama-de-gato’, procure seus antigos pastores, homens de Deus que você sabe que pagaram o preço para ter o nome que têm! Veja o que Provérbios 6:16-19 fala sobre essa ‘semente malígna’:“Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina... o que semeia contendas entre os irmãos.” “Contendas...” > está no plural. O heteu nunca para de ‘criar caso’!“entre os irmãos...>trata-se do povo de Deus!2. GIRGASEUS> Era uma das tribos que ocupava a terra de Canaã. O território dos girgaseus ficava ao ocidente do rio Jordão. (Gn 10:16 – 15:21 - Js 3:10 – 24:11 – 1 Cr 1:14 – Ne 9:8). Era um povo incrédulo e diferente. Nunca perdoavam. Eram conhecidos na antiguidade pelo seu profundo rancor para com outros povos. Dados bíblicos nos informam que este povo resistiu terrivelmente Josué e suas tropas. É o povo da mágoa...do rancor!Essa ‘semente’ está na igreja também! São os que nunca perdoam. E se o fazem (ou fizeram), costumam dizer: “As cicatrizes ficam...” Interessante que eu nunca achei isso na minha Bíblia! São os ‘crentes-Franksteisns’: cheios de cicatrizes! A vida impõe marcas sobre nossa personalidade. Recordações do passado triste, pensamentos e sentimentos que se recusam ir embora, afinal, nossa memória é uma ‘máquina fotográfica’. Mas o crente é uma pessoa diferente, pois sobre ele foi aplicado o sangue de Jesus! Na antiga aliança, o sangue do sacrifício ‘cobria’ os pecados. Mas eu e você estamos vivendo debaixo da graça, na nova aliança. E nela, o sangue de Jesus não cobre mais nada; ELE REMOVE! Veja o que diz Hebreus 12:15“Tendo o cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”.A falta de perdão terá um preço terrivelmente alto no Dia do Juízo. Jesus deixou isso bem claro na parábola do credor incompassivo. Veja o que diz Mateus 6:15‘Se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”. Se você não libera, não é liberado. Mateus 18:21 afirma: “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete”.Perdoe, seja curado e tenha saúde! Você sabia que, de acordo com várias estatísticas médicas, 60% das doenças são de origem emocional, e que 90% delas é por falta de perdoar? Quando Jesus mandou que se perdoasse 70 vezes 7, Ele estava preocupado, também, com sua saúde e longevidade! Quando achamos que alguém nos ofendeu, e não conseguimos perdoar, a ofensa vem continuamente em nosso consciente e isso sensibiliza todo o nosso metabolismo, causando insônia, depressão, hipertensão, e conseqüentemente, aumentando os efeitos das doenças cardíacas e outras. Uma grande percentagem de hipertensão arterial é causada pela falta de perdão. Apenas 10% dos casos de hipertensão arterial têm suas causas específicas detectadas. Na maioria dos casos (90%) é rotulada de ‘hipertensão arterial essencial’, ou seja, sem causa orgânica definida. Isso quer dizer que é causa sentimental. A ira ou a raiva podem levar à morte. A falta de perdão produz o estresse emocional que pode precipitar arritmias ventriculares e levar à morte súbita. A ira ou a raiva é o estado emocional que com maior freqüência se associa à isquemia miocárdica e arritmias mais graves. A falta de perdão produz depressão e esta pode levar ao infarto do miocárdio. A falta de perdão produz ansiedade, que pode produzir problemas coronários, desarmonia do sistema nervoso e desarranjo na área da concentração ou memória. Cuidado com a ‘semente’ dos girgaseus’! Vá jogando fora todas as mágoas, rancores e sentimentos de vingança e revanche. Peça que Jesus passe o Seu sangue em cada área de sua vida onde houver traços ou tendências de rivalidade.3. AMORREUS> Era o ‘povo do fogo’. Conhecidos como cruéis e violentos. Resistiram até as últimas conseqüências tanto Moisés como Josué. No tempo da conquista, os amorreus habitavam as regiões sul e leste de Jerusalém e a Transjordânia (Nm 13:30). Foi o povo que ofereceu mais resistência ao avanço dos israelitas na Terra Prometida, conforme o relato sobre a batalha de Gibeon, quando Josué pediu a Deus que o sol e a lua se detivessem (Js 10:4-5). O crente pentecostal obediente e submisso é uma benção, mas quando pende para a rebeldia, achando que é “queridinho” de Deus, ou é “a menina dos olhos” de Deus porque possue este ou aquele dom, é um desastre no meio do povo de Deus! Tenho observado alguns crentes cheios do Espírito Santo, que juntamente com o dom (ou dons), aprenderam a exercitar também os “frutos do Espírito”. Esses sim são ‘vasos’ cheios para enriquecerem a igreja através dos dons espirituais. Deixe-me esclarecer uma coisa: Quando Deus dá um dom espiritual [e a Bíblia menciona mais de 22 dons, e não somente 9], Ele o faz para edificação de Sua igreja, corpo de Cristo na terra. Um dom espiritual jamais é dado com o intuito de ‘projetar’ a imagem ou auto-estima de qualquer servo de Deus. Ser cheio do Espírito Santo é o suficiente para estar de bem consigo mesmo. Não há na Bíblia, nada que estimule ou enfatize o exercício da auto-estima, ou da imagem própria. Infelizmente, hoje, pessoas sem maturidade espiritual, sem conhecimento bíblico suficiente, estão se ‘estragando’ porque não observam Princípios de Autoridade’ na vida de homens e mulheres de Deus dentro da igreja. Acham que porque possuem este ou aquele ‘dom’, podem passar por cima das diretrizes do pastor local. São o ‘povo do fogo’! Recentemente um crente disse para uma líder que possue um cargo muito importante na igreja:“Você vai obedecer a Deus ou o ‘homem’...! [o ‘homem’ era o pastor da igreja!]”.Ou seja, ele disse para a jovem líder que “Deus estava mandando ele dizer para ela visitar tal pessoa”; como ela disse que o pastor não estava autorizando tal visita [por causa de problemas que ele, o pastor já sabia de antemão], esse jovem ‘do fogo’ passou por cima de qualquer princípio de autoridade alí existente e saiu com essa...Isso acontece sempre no meio do povo de Deus! Crente pentecostal desobediente é um perigo na igreja pentecostal! Seu ‘fogo’ se torna um risco para a liderança local. Conheço pastores que não suportaram a pressão e entregaram a direção da igreja por causa de pessoas assim...A ‘semente dos amorreus’ é mais forte do que eu e você imaginamos! Se você não a enfrentou ainda, levante suas mãos para o céu! Trata-se de uma verdadeira ‘escola’ para qualquer liderança. O problema é que hoje há mais CAMPAINHAS que ROMÃS dentro das igrejas e na vida dos crentes de um modo geral! Para entender melhor o que quero dizer, vamos fazer uma viagem no tempo, há cerca de 4.000 atrás, quando Deus dá a Moisés as diretrizes para a confecção das vestes dos sacerdotes e sumo sacerdotes. Veja Êxodo 28:31-35 “Também farás o manto do éfode todo de azul. E a cor do colar da cabeça estará no meio dele; este colar terá uma borda de obra tecida ao redor; como colar de cota de malha será nele, para que não se rompa. E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas e ao redor; uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor”.[o grifo é meu] Existem 9 frutos listados no Novo Testamento em Gálatas 5:22. A Bíblia menciona 9 dons espirituais em 1 Coríntios 12. Não há qualquer coincidência. Frutos e dons sempre andaram juntos! O problema que poucos são dão conta é que fruto só se consegue PRODUZINDO! Ao contrário dos DONS, que são dados. E produzir dá trabalho! Primeiro é preciso ser regado, pois fruta sem água não vinga. Isso fala de “estar constantemente junto à fonte”! Ou seja, nos cultos, na Escola Bíblica Dominical, nos cultos de ensino, onde a ‘comida é mais forte’. Depois, vêm as flores para que haja a ‘polinização’. É um trabalho para as abelhas, depois surgem os frutos. E eles NÃO SÃO PARA A PRÓPRIA ÁRVORE! Os frutos são para a fecundação de novas sementes. Por isso está tão difícil encontrar frutos nos crentes de hoje! Veja o trabalho e o processo, ao contrário dos dons, que Deus dá. O verdadeiro culto e serviço só são alcançados quando há frutificação. Seja pentecostal, cheio de fogo [e como eu amo isso!], mas seja obediente e submisso dentro da sua igreja. Deus não passa por cima de princípio de autoridade!4. CANANEUS> Conforme a ordem divina, os cananeus, como os demais povos da Terra Prometida, deveriam ser exterminados por causa dos seus pecados (Dt 9:5); entretanto os israelitas não o fizeram, pois os cananeus são citados no recenseamento feito por Davi muitos séculos mais tarde (2 Sm 24:7). Houve miscigenação de cananeus com israelitas (1 Cr 2:3), e é interessante notar que um dos apóstolos citado em Mateus 10:4 era cananeu. Esse povo era conhecido por sua idolatria e pelos rituais carnais terríveis em sua adoração pagã. Esse povo tinha o espírito de intriga, escândalo, fuxico, fofoca. Existem pessoas que adoram tornar pública a desgraça da vida dos outros. Jogam também duro e no mais baixo nível contra as pessoas. Medite em Provérbios 18.20-21:Do fruto da boca o coração se farta; do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que o bem a utiliza come do seu fruto. A ‘semente dos cananeus’ na igreja de hoje são os crentes carnais. Eles existem sim, nunca se decidiram por Cristo. Uma grande parte são filhos de crentes, não regenerados. Mastigam chicletes nos cultos, promovem música mundana na liturgia, com seus ritmos e melodias ‘emprestados’ do mundo! São os defensores do ‘Rock evangélico’, do ‘Samba’ cristão, com suas letras recheadas de ‘vitória’ e até ‘Forró’, com suas letras saturadas de ‘fogo’:“Sapato de fogo”, “Canela de fogo”, “Altar de fogo”, “Roda de fogo...”.Essa ‘semente’ é grande responsável hoje, pelo baixo índice de conversões em nossas igrejas...Não dão testemunho de vidas transformadas, até blocos carnavalescos colocam nas ruas! Inventam danças, gestos, teatro, e o mais triste: Jesus fica do lado de fora! Exatamente como aconteceu com a igreja de Laodicéia! (Ap 3:20). Como os cananeus, essa semente costuma ‘ir além’ em suas práticas morais. Pecam no namoro e ‘escondem’ da família, do pastor e da igreja...Mas jamais de Jesus! Traem e ficam enrustidos na ‘Síndrome de Acã’; e como a igreja sofre!!! O crente carnal costuma sair com conversas do tipo:“Eu não sinto nada nos cultos...” Faltar-me-ia tempo para discorrer sobre as ‘aberturas’ que muitas igrejas ditas “evangélicas” vêm promovendo nesses últimos dias...O que você me diz do Piercing? E dos brincos na orelha dos jovens rapazes? Sim, eu disse rapazes! Mechas coloridas, até tatuagens...Acredite: é a semente cananita dos últimos dias. Se sua igreja está nessas condições, fuja imediatamente dela! Corra, escapa por tua vida! Ainda há muito ‘trigo’ no meio do povo de Deus...Deus ainda tem um remanescente fiel na terra. Homens e mulheres que não brincam com o pecado...Lideranças que têm compromisso com a Palavra de Deus. Posso dizer sem sombra de dúvidas que minha igreja (Assembléia de Deus) e sua liderança estão enquadrados nessa categoria. 5. FEREZEUS> Eram aldeões, viviam em aldeias, vagueavam. Esse povo estava sempre procurando um lugar diferente para habitar. Eram literalmente “invasores sem terra”. A ‘semente dos ferezeus’ é uma tragédia na igreja do arrebatamento! É fácil encontrar eles, não precisa procurar muito: Lembra da última festa na igreja vizinha? E você ficou procurando tal irmão ou tal irmã na sua igreja e eles não apareceram no culto naquele dia? Pois bem, eles estavam ‘vagueando’ atrás de “poder”, ou de grandes mensagens, ou de esse ou aquele cantor ou cantora! Que derrota! São ‘crentes-celular’, estão sempre fora de área! E não adianta dar conselhos, se revoltam contra quem os adverte. Onde houver um ‘pregador’ de renome, ou uma ‘cantora’ de renome, ali estarão eles também. E muitas vezes com prejuízo na igreja onde fazem parte, pois cansei de ver círculo de oração sem regentes, banda sem maestro e conjunto de jovens sem seu líder por causa disso! O mais triste é que voltam para a igreja após as ‘festividades’ com a maior cara-de pau, sem um pingo de unção ou ‘fogo’ para acender ou pelo menos abrasar seus irmãos. Veja o que diz Hebreus 10:25“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que vai aproximando aquele Dia”.6. HEVEUS> Eram os gibeonitas, um povo falso, simulado e fingido. Enganaram Josué para não serem destruídos (Josué 9). Eram "moradores das Cavernas” Povo que morava no monte Seir, mais tarde chamado de EDOM (Gn 14.6; 36.19-43). Os HEVEUS provavelmente são os mesmos horeus. Estes talvez sejam os hurrianos, que antes de 1500 a.C. se espalharam desde a MÉDIA até o mar Mediterrâneo. A ‘semente dos heveus’ está tão viva na igreja dos últimos dias como o mar está prá peixes! Fala do crente-camaleão. Bate em tuas costas e sorri ‘quinze pras três’ na sua frente, mas por traz, te apunhala sem misericórdia! É mascarado, dissimulado e não te deixa desconfiar de nada, até que a ‘casa cai’. Conheço crentes assim. São os ‘Mister M’ evangélicos! Cheio de truques espertos. Você deposita confiança neles e chega até a desabafar seus problemas ministeriais para eles. O saldo é destruidor!Costumam te convidar para um churrasco na casa deles...te cevam com carne de 1ª, e no decorrer das ‘iguarias’ vão envenenando a conversa, criando rupturas em antigas amizades, lançando desconfiança sobre este ou aquele, e o pior e mais trágico: “aconselham” o Pastor sobre essa ou aquela decisão a ser tomada...Alerto aos companheiros que esse tipo de refeição costuma ser indigesta! Gostam de usar muito o telefone, ao invés dos joelhos; são retóricos de primeira, possuem as palavras certas e adequadas para cada situação, mas são MALIGNOS! Por causa deles, centenas de filhos de crentes estão fora da igreja! Isso é lamentável em extremo. E falo de filhos de Pastores também, conheço muitos deles. Fingindo amizade, traíram a confiança de seus pastores e destruíram o ministério deles, e ainda mais um pouco: A FAMÍLIA deles! Essa ‘semente’ não se contenta em ‘rachar lenha’ (Js 9:23), se alimenta da falsidade e do engodo. Se tudo está indo bem na congregação, eles não se sentem ‘bem’! É incrível, mas sei exatamente do que estou falando! E você também! DEFINIÇÃO DESSES CRENTES: “Crente Chapolin”> não contavam com minha astúcia!7. JEBUSEUS> Seu nome significa “terra pisada”, “lugar pisado”. Era um povo conhecido pela seu orgulho em relação aos demais, eram literalmente arrogantes. Pisavam nos outros. Pertencentes a Jebus. São os descendentes de Jebus, filho de Canaã, os quais colonizaram o distrito, em volta de Jerusalém, que então se chamava Jebus (Gn 10.16 - 15.21). Não se sabe se foram eles os primitivos habitantes, ou se substituíram uma raça ainda mais antiga. A primeira referência aos jebuseus foi feita pelos espias, quarenta anos antes da entrada dos israelitas na Terra Santa (Nm 13.29). Constituíam eles uma forte e vigorosa tribo, sendo disto prova o fato de conservarem o seu poder na forte cidadela de Jebus até ao tempo de Davi (2 Sm 5.6). o seu rei Adoni-Zedeque foi morto na batalha de Bete-Horom (Js 10.1,5,26). A própria fortaleza de Jebus foi posta a saque e queimada pelos homens de Judá (Jz 1.21). Todavia, estes contínuos desastres não puderam pô-los fora do seu território, visto como os achamos numa época posterior, habitando ainda as terras de Judá e Benjamim (Js 15.8,63 - Ed 9.1). A submissão de Araúna, o rei jebuseu, a Davi, apresenta-nos um quadro característico da vida dos cananeus. A ‘semente dos Jebuseus’ também está no seio do povo de Deus. São os que gostam de pisar nos outros na igreja. Compram roupas caras e usam sapatos de cromo para darem uma falsa aparência de que ‘podem e são’. Mas dentro de suas geladeiras só existe uma tosca garrafa de água e a luz acesa! Vivem de aparências, e prá isso pagam qualquer preço! Conheci gente assim. Com certeza você conhece também. Essa semente não costuma PAGAR DÍZIMO! E vai pagar de que jeito? As “grifes” são suas prioridades...Em dias de casamento na igreja são verdadeiros “pavões”, desfilando cores e orgulho por onde passam! Por outro lado, encontramos também os “reis da cocada”. Estes geralmente são líderes de alguma coisa na igreja. Acreditam que sem eles o trabalho ‘não vai’. Aí de quem ousar substituí-los, pois são ‘feiticeiros espirituais’, desejam e invocam o definhamento do trabalho nas mãos do sucessor com uma série de estratégias moleques e demoníacas. Costumam ir para um tipo de ‘confinamento’ triste, geralmente no último banco, transparecendo à toda igreja que “houve uma injustiça muito grande...” é o espírito do “tadinho...” Pobre dirigente se não tiver discernimento e colocar a igreja de joelhos, pelo menos uma semana sim outra não! Os gibeonitas se disfarçaram de “mendigos” para enganar Josué, e conseguiram. Essa semente acredita que os cargos de liderança na Casa do Deus vivo é HEREDITÁRIO, por isso jamais esperam substituição, principalmente de quem chega (mandado por Deus). Poucos pastores ousam ‘tocar’ nessa gente, pois temem represálias diversas; ou seja, temem os jebuseus! DEFINIÇÃO DESSES CRENTES: “Crente Rei-Leão” - não se meta com ele, pois ele é o Rei da Igreja...Meus amigos e irmãos pastores, companheiros de jornada. Temos obrigação de apresentar uma Noiva sem manchas e sem máculas ao Esposo naquele Grande Dia. O Senhor Jesus Cristo NÃO VEM BUSCAR UMA IGREJA APÁTICA E DERROTADA, como crêm alguns que pouco estudam as profecias. Mas cabe a nós prepará-la para tomar posse da TERRA PROMETIDA. Nesse ínterim, estaremos em constante confronto com esses inimigos terríveis que como no passado, desafiam as conquistas hoje. Sejamos fortes e estejamos sempre alerta, pois como foi com Moisés e Josué, assim também Ele é conosco.

Obra Missionária



Pastor Leonardo em obra missionária com os irmãos da Malhada.

ARMADURA DO CRISTÃO EF.6:10


Estudio I.V.M


'Etudio : Pr. Leonardo, fazendo o programa O SEMEADOR
*Rádio Nacional - 79O AM

Congresso de Missões- Jd.Independência

Pastor Leonardo e Trio Brise





1° Congresso de Missões do Jardim Independência - São José dos Pinhais

13 de janeiro de 2009

Geração Sacerdotal

TEXTO: João 2:1-11

INTRODUÇÃO:
a) Jesus iniciou seu Ministério de uma forma estratégica.
Foi a um casamento em Cana da Galiléia e lá transformou água em vinho.
Houve a necessidade do milagre porque havia acabado o vinho na festa.
O segundo vinho, foi eleito melhor do que o primeiro.
Não vamos discorrer sobre o casamento em Cana, nem sobre aquele milagre, mas vamos ver aqui dois tipos de vinho, dois tipos de ministérios, dois tipos de sacerdotes.

b) O vinho novo.
Era melhor que o primeiro.
O vinho novo representa o ministério que Jesus estava iniciando. O ministério da Graça.
Hoje temos necessidade do vinho novo, de um ministério cheio da unção e do pode de Deus.
O vinho novo pode ser representado pelo sacerdócio de Samuel e o vinho velho pelo sacerdócio de Eli.
Vejamos o ministério de Eli e o ministério de Samuel.

c) Todos nós somos sacerdotes.
Qual o ministério sacerdotal que estamos exercendo? De Eli ou de Samuel? Somos vinho velho ou vinho novo?

1. CARACTERÍSTICAS DO SACERDÓCIO DE ELI:

1.1 Falta de Discernimento Espiritual. (I Samuel 1:12-15).

a) Ana pedia um filho a Deus e Eli a tinha por embriagada.
Este é o ministério a falta de discernimento.
O crente sem discernimento faz do seu sacerdócio um desastre.
Ele vê coisas espirituais como carnais e coisas carnais como se fossem espirituais.

1.2 Gera filhos que não se importam com o Senhor. (I Samuel 2:12)

a) Eles tomavam no altar do Senhor qualquer parte da oferta que era trazida para holocausto, sem observar os princípios da lei do holocausto.
Os filhos de Eli eram sacerdotes na casa de Deus.
Eles metiam o garfo na panela e o pedaço que tiravam, comiam.
Também eram prostitutos.
Na verdade eles nem estavam preocupados em agradar ao Senhor.
Este representa o ministério de muitos irmãos que freqüentam a casa de Deus, mas não se importam se estão ou não agradando a Deus.
Este é o ministério do vinho velho. Alcançou uma posição e não está mais preocupado em agradar a Deus.
Seus discípulos estão servindo a Deus? Seus filhos na fé estão gerando frutos para Deus? Que tipo de sacerdócio seus discípulos estão exercendo?

1.3 Falta o exercício da autoridade para exortar. (I Samuel 3:13)

a) Eli conhecia os pecados de seus filhos, mas não corrigiu seus erros.
Eli representa o sacerdote que não corrige seus discípulos, o pai que passa a mão sobre a cabeça de seus filhos quando erram.
Deus não quer uma igreja sem correção. É função do sacerdote corrigir os erros e pecados.
Os vínculos da alma foram mais fortes que o exercício da autoridade espiritual.

1.4 Falta visão. Torna-se um ministério cego. ( I Samuel 3:2)

a) Eli perdeu a visão material e espiritual
Eli representa um ministério que está velho, cansado e sem visão.
Muitos líderes hoje perderam a visão ministerial já não estão mais preocupados com a Obra de Deus.
Cuidado para você não perder o foco da sua vida, o foco do propósito de Deus para você.
Quando se perde a visão também se pára a caminhada. Um cego não anda sozinho.
Há muitos sacerdotes cegos. Você é um deles?
Qual a sua visão das coisas de Deus? Qual sua visão dos seus discípulos?

1.5 Não recebe mais revelação de Deus. (I Samuel 3:16-17)

a) Deus não falava mais com Eli. Para conhecer a revelação de Deus teve que consultar a Samuel (uma criança).
Um Sacerdote sem revelação é um desastre, pois é o sacerdote que leva o povo a Deus.
Eli havia perdido toda a unção para ministrar ao Senhor.
Deus havia rejeitado o seu ministério sacerdotal e deixou de se revelar a ele.
Há muitos sacerdotes hoje pregando sem revelação, falando de Deus sem conhecer a vontade de Deus.
Qual sacerdócio você representa: Eli ou Samuel?
Como anda sua vida de comunhão e intimidade com Deus? Eli já não tinha mais comunhão com Deus.
Qual o nível de revelação que você tem recebido de Deus?

1.6 Está condenado a acabar (1 Samuel 2:30 e 33).

a) Deus condena toda a linhagem de Eli.
Este tipo de sacerdócio não agrada a Deus e é condenado a acabar.
Eli serviu a Deus 40 anos como sacerdote e no fim de sua vida não teve discípulos que continuasse o seu ministério sacerdotal.
O pecado do sacerdote faz Deus cortar toda a sua linhagem.
Você é responsável perante Deus pela continuidade do seu ministério sacerdotal. Depois de você quem vai continuar seu ministério?

1.7 Seu fim é morte. Deus julga os sacerdotes Eli e seus filhos. (1 Samuel 4:17-18)

a) O Deus que levanta também é o Deus que abate.
Foi triste o fim do ministério de Eli. Morreu sabendo que não havia substituto em sua família no sacerdócio.
Recebeu a notícia da morte dos seus filhos e da captura da arca da Aliança que era sua responsabilidade guardar.
Acabou o ministério do vinho velho. Agora Deus já havia preparado o vinho novo através de Samuel.
Antes do vinho velho se acabar Deus já havia colocado Jesus na festa para realizar o milagre do vinho novo.
Hoje Deus está levantando uma nova geração – Geração do vinho novo – porque o velho já está se acabando.

2. CARACTERÍSTICAS DO SACERDÓCIO DE SAMUEL:

2.1 Gerado através de oração (1 Samuel 1:10-11)

a) Samuel foi gerado pelas orações de Ana.
Aqui nasce um ministério forte e cheio da unção de Deus, pois foi gerado com oração e voto de consagração.
Você que tem se convertido nesta igreja. Você é resposta de oração, você faz parte da geração do vinho novo que vai conquistar esta nação.
Você foi gerado pelas orações da Igreja.
Você é vinho novo!

2.2 Totalmente dedicado a Deus (1 Samuel 1:26-28)

a) Samuel foi levado ao templo para o serviço do Senhor.
A geração do vinho novo é uma geração de serviço.
É uma geração consagrada para o exercício da obra do Senhor.
É uma geração que vive no altar.

2.3 Levantado para substituir o ministério do vinho velho (Eli). (1 Samuel 2:35; 3:20-21)

a) Samuel foi levantado para substituir a Eli.
Samuel representa um sacerdote fiel que iria proceder conforme o que Deus tinha no coração.
Todo o Israel confirmou que Samuel estava no lugar de Eli.
Deus tem te levantado como sacerdote nesta cidade. Você vai receber a confirmação através da Obra do Senhor em suas mãos.
Você é vinho novo. Faz parte de uma nova geração que Deus está levantando de profetas e sacerdotes destemidos.

2.4 Apto para receber revelação de Deus. (1 Samuel 3:1 e 4)

a) Deus falava com Samuel.
Era um tempo em que revelação era coisa rara e Deus falava com Samuel.
Assim também é hoje. Deus está levantando uma geração que tem ouvidos para ouvir a sua voz
Esta geração do vinho novo está preparada para ouvir a Deus.

2.5 Produz avivamento:

a) Traz o povo de volta a Deus (1 Samuel 7:3-4)
É esta geração que vai trazer o avivamento de Deus. Vai pregar o arrependimento e se levantar contra o pecado.
Samuel aos vinte anos levou o povo a buscar a deus e abandonar os ídolos.
A geração do vinho novo vai trazer milhares de vidas ao arrependimento.

b) Prepara o povo para a batalha (1 Samuel 7:5)
Samuel preparou o povo para a grande batalha contra os Filisteus.
A geração do vinho novo vai preparar o povo para a batalha contra as obras das trevas e levar muitos a vitória.

c) Conquista a batalha no reino do espírito (1 Samuel 7:10)
Samuel sabia qual era a sua função e por isso sacrificou e batalhou no reino espiritual.
Seu povo conquistou a vitória graças ao seu discernimento espiritual.
A geração do vinho novo vai ganhar batalhas contra as trevas.

d) Leva o povo a um tempo de vitória e paz (1 Samuel 7:13)
Durante toda a vida de Samuel o povo nunca mais foi molestado pelos Filisteus.
Samuel representa um novo tempo para os Israelitas.
A geração de Samuel será uma geração que vai conquistar territórios e trazer um tempo de paz.

CONCLUSÃO

a) Qual é o ministério que você está desenvolvendo: de Eli ou de Samuel?

- Você faz parte da geração do vinho novo ou ainda é vinho velho?
- Hoje é dia de você fazer parte da geração do vinho novo.
- Jesus transformou água em vinho. Se até aqui você foi só água, agora deixe Jesus te transformar em vinho novo.

5 Passos para a Salvação

1º-CRÊR .....................S.João 3:16 Porque DEUS amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
2º-ARREPENDER..........Atos3:19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.
3º-CONFISSÃO.............Prov. 2:13 Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas.
4º-BATISMO....................Atos2:38 Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
5º-OBEDIÊNCIA...S.Mateus19:17 Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, quarda os mandamentos.

A verdadeira Confição

Jesus rejeitava, muitas vezes, aqueles que tentavam segui-lo. A um jovem rico que buscava o seu conselho, ele replicou com palavras tão fortes que o homem foi embora entristecido, não disposto a seguir Jesus a tão alto preço (Mateus 19:16-22). A um im-portante líder religioso, Nicodemos, que tinha vindo louvando Jesus, o Senhor respon- deu abruptamente: Você tem que nascer de novo, se quiser ao menos ver o reino de Deus (João 3:1-8)! Jesus pintava francamente as dificuldades em segui-lo e rejeitava todos os que tentavam fazê-lo de forma inadequada (Lucas 9:57-62). Jesus pregou sobre o tema: "Não pode ser meu discípulo", discutindo abertamente a necessidade de calcular o custo antes de embarcar na vida de discípulo (Lucas 14:25-33).Não era porque Jesus não quisesse seguidores. Ele veio ao mundo para buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10). Ele estava profundamente comovido pelas multidões perdidas e ansiava pela sua conversão (Mateus 9:35-38; Lucas 19:40-41). Mas Jesus sabia que não seria fácil para os homens segui-lo e que eles estariam inclinados a enganarem-se a si mesmos, pensando que eram discípulos, quando não eram. O Senhor nunca deixou de declarar francamente o que a conversão real exige.Em duas ocasiões separadas, Jesus retratou a cena apavorante do julgamento, quando os homens condenados estivessem esperando ser aceitos por Deus, mas não seriam (Mateus 7:21-23; Lucas 13:22-30). Há muitos, que se consideram fiéis a Deus, que ele não aceita. É essencial examinarmo-nos. Talvez nos sintamos confiantes em nossa salvação, mas assim o fizeram aqueles de Mateus 7 e Lucas 13. O que Jesus exige para sermos realmente convertidos?Humildade EspiritualEm Mateus 18:1-5 Jesus usou uma criança para ensinar a lição que temos que humilharmo-nos para entrarmos no reino de Deus. Freqüentemente, a humildade era a qualidade que distinguia os verdadeiros discípulos (Marcos 2:13-17; Lucas 7:36-50; 18:9-14). O primeiro passo em direção à bem-aventurança é ser pobre em espírito, isto é, reconhecer o nosso próprio vazio espiritual e a indignidade (Mateus 5:3). Os sermões do livro de Atos sempre destacaram a culpa do homem. A verdadeira conversão nunca ocorre, a menos que a pessoa se tenha humilhado primeiro.A troca de palavras entre Jesus e Nicodemos, em João 3, é fascinante. Nicodemos era um chefe religioso. Ele veio a Jesus, louvando seus ensinamentos e milagres. É difícil saber o que se passava na mente de Nicodemos, enquanto falava. Talvez estivesse esperando louvor, uma posição na administração de Jesus ou um voto de confiança pela obra que ele mesmo estava fazendo, como mestre em Israel. Mas a resposta surpreendente de Jesus foi: "Nicodemos, você precisa começar tudo de novo, se quiser entrar no reino de Deus." Seja o que for que Nicodemos estivesse esperando, não era isto! A resposta de Jesus significava que toda a religião de Nicodemos, toda a sua atividade no ensino, toda a sua posição no judaísmo, eram sem valor, em relação ao domínio de Deus. Nós também precisamos ver que toda a nossa religião e nossa própria grandeza nada valem. As realizações do passado nada representam. Precisamos recomeçar tudo novamente para sermos capazes de entrar num relacionamento com Deus.Cálculo da DespesaJesus ensinou que é loucura começar um projeto sem entender primeiro o que será exigido para terminá-lo. Ele ilustrou com a idéia de um homem que começou a construir uma torre, mas loucamente esqueceu de fazer um orçamento para determinar se teria fundos para completá-la, e assim teve que parar no meio do projeto. A verdadeira conversão necessita de um cuidadoso exame do estilo de vida que Deus espera do convertido.Observe em Lucas 14:26, 27, 33: "Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. . . . Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo". Para servir a Deus fielmente, ele precisa ter o primeiro lugar em minha vida. Preciso servi-lo acima das considerações de família, do bem-estar material e de meus próprios desejos. Jesus ressaltou a necessidade de tomar-se a própria cruz. A cruz daquele tempo era um instrumento de morte, e não um objeto ornamental. Jesus estava dizendo que haveria dificuldades e lutas para quem o servisse (Hebreus 11; Mateus 10:24-25). Não seria fácil. O conceito atual de uma religião confortável, socialmente correta, é bem diferente do ensinamento de Cristo, que é preciso sacrificar os próprios desejos, a si mesmo e até a própria vida (veja Lucas 9:23-24; Mateus 10:34-39; 16:24).Verdadeiro ArrependimentoO arrependimento, que é essencial à verdadeira conversão (Atos 2:38; 17:30), envolve morte ao pecado (Romanos 6). A Bíblia o compara à morte e ressurreição de Cristo. Tem que haver uma mudança de estilo de vida radical. A Bíblia usa termos como matar o velho homem e revestir-se com o novo, e descreve com minúcias as mudanças exatas que precisam ser feitas (examine Efésios 4:17-32; Colossenses 3). Maus hábitos — embriaguez, imoralidade sexual, ira, ganância, orgulho, etc. — precisam ser eliminados da própria vida, ao passo que devem ser acrescentados o amor, a verdade, a pureza, o perdão e a humildade. Este é o resultado do arrependimento.Muitas pessoas tentam ser convertidas e converter outras, sem arrependimento. Elas ensinam um cristianismo indolor, que não exige sacrifício. Elas salientam as emoções, a felicidade e as bênçãos, porém pensam pouco sobre as mudanças reais que a conversão exige na vida diária da pessoa. Entendamos isto claramente: Não há conversão sem transformação. Aquele que creu e foi batizado, aquele que até mesmo foi aceito numa igreja e participa fielmente das atividades religiosas, mas que não se arrependeu, não é salvo. O arrependimento é um compromisso sério, determinado, para mudar sua própria vida.Batismo BíblicoQuase todas as religiões dizem alguma coisa sobre o batismo, mas os procedimentos que são aceitos como batismo variam muito. Atos 19:1-7 mostra que nem todo “batismo” é aceitável pelo Senhor; aqueles que tinham sido imersos com o batismo de João tiveram que ser batizados novamente, porque o batismo anterior não era válido. É verdade que só há um único batismo bíblico, mas pode haver muitas outras coisas chamadas batismo, que Deus não aceita. Se a pessoa não foi batizada corretamente, então não recebeu o batismo das Escrituras, e tem que ser imersa novamente.Ilustremos. Algumas coisas são chamadas de Ceia do Senhor, que o Senhor não reconhece. Para tomar parte realmente na Ceia do Senhor, a pessoa certa precisa executar o ato certo, pelo motivo certo. A pessoa precisa ser um discípulo fiel. Se um ateu comesse do pão e bebesse do fruto da vinha, ele não estaria participando da Ceia do Senhor. O ato exigido é para comer do pão e beber do suco da uva. Se alguém repartisse um cachorro quente e um refrigerante, isso não seria a Ceia do Senhor. O motivo tem que ser relembrar a morte do Senhor. Se alguém tomasse a Ceia pensando se vai chover, o Senhor não o aceitaria. Não é difícil entender esta idéia.Mas agora, para que o batismo seja correto, ele precisa envolver apessoa certa, que realiza o ato certo, pelo motivo certo. A pessoa tem que ser um crente que se arrependeu (Marcos 16:16; Atos 2:38). O ato tem que ser o sepultamento na água (Colossenses 2:12; Romanos 6:3-4). O motivo tem que ser o perdão dos pecados (Atos 2:38; 22:16). Muitos "batismos" não incluem estes pontos. Quando recém-nascidos, ou adultos que nunca realmente se arrependeram, são batizados, o batismo é inválido. Quando alguém é aspergido e não é imerso, isso não é batismo verdadeiro. Quando alguém é batizado por outros motivos que não para receber a remissão dos pecados, seu batismo é inútil.É importante analisar cuidadosamente este último ponto, em vista dos falsos ensinamentos prevalecentes, no que dizem respeito ao propósito do batismo. É ensinado comumente que se é salvo pela fé somente, por aceitar Jesus no coração, ou simplesmente por levantar a mão, em resposta a um apelo a identificar-se com Cristo. Aqueles que assim ensinam dizem que o batismo é um sinal exterior de que já se foi salvo. Eles ensinam que o batismo é uma maneira de identificar-se visualmente com a congregação de crentes, mas que isso nada tem a ver com Deus perdoar os pecados de alguém. Assim, muitas pessoas são batizadas com a noção errada de que Deus já os tinha perdoado. Biblicamente, o batismo é essencial para se receber a salvação (Marcos 16:16; Atos 2:38; 22:16; Romanos 6:3-4; 1 Pedro 3:21). O batismo bíblico precisa ser para a remissão dos pecados. Portanto, aquele que cria que já estava salvo quando foi batizado, não foi batizado para a remissão dos pecados, e ainda precisa receber o batismo bíblico, para ser salvo pelo Senhor.ConclusãoA tendência das pessoas religiosas do século vinte tem sido amenizar as exigências da conversão e inventar um plano mais fácil. A mensagem deles é muito diferente da de Jesus, que até repelia os candidatos a discípulos, dizendo-lhes as condições estritas que ele impunha. Muitos se surpreenderão ao saber, no dia do julgamento, que o Senhor jamais os tinha conhecido (Mateus 7:21-23; Lucas 13:22-30). Vamos Reexaminar nossa própria conversão. Vamos Ensinar a outros nos certificando com cuidado que não tentamos passar por cima das exigências de Deus.

Não confiar na Carne

Não confiar na carne. Estudo Textual: Filipenses 3:1-16Não Confiar na Carne"No Senhor" (3:1). A chave à nossa alegria deve estar "no Senhor" (v. 1), e não nas nossas próprias obras. Devemos estar buscando "em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça" (Mateus 6:33). Por este motivo, Paulo escreve aos filipenses mais uma vez "as mesmas coisas" que já ouviram dele em Cristo. É nossa segurança no evangelho que continuamos estudando as mesmas palavras do Senhor, ao invés de criar novos e "melhores" credos. Tudo que precisamos para sermos fiéis e piedosos já foi nos dado nas Escrituras (veja 2 Timóteo 3:16-17; 2 Pedro 1:3; Judas 3). Quando acrescentamos ou tiramos alguma coisa da vontade divina revelada, mostramos que nossa confiança está em nós mesmos e na nossa sabedoria e não na dele. A verdadeira circuncisão (3:2-3). Alguns chegaram a filipos ensinando coisas que não faziam parte do evangelho de Cristo. Falaram que os irmãos precisavam se circuncidarem e cumprirem a Lei de Moisés. Paulo explica que a circuncisão verdadeira é do espírito, e não da carne (veja Colossenses 2:11-14). É Cristo quem circuncida nosso coração e espírito quando, pela fé obediente, somos batizados nele. A falsa circuncisão tem ligação com Abraão apenas pela descendência física, mas a verdadeira circuncisão são aqueles que têm a fé de Abraão (veja Gálatas 3:7-14,26-29).Considerando tudo como perda (3:4-11). Paulo mostra a futilidade de confiar na carne, usando o exemplo da própria vida dele. Se alguém poderia ter confiado na carne, seria Paulo. As coisas que ele conseguiu fazer, como judeu, eram notáveis. Mas, para Paulo, nada disso importava. Ele não somente considerava todas essas coisas perda, mas até as chamou de refugo. Até as maiores coisas que um homem pode conseguir aqui nessa vida não são nada quando comparadas com "a sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus" (v. 8). Paulo considerava tudo refugo para não ser tentado confiar nas coisas que ele tinha feito. Ele sabia que precisava se conformar com Cristo na sua morte (v. 10-11). Se houver algo que ameaça nos impedir de participar da ressurreição, precisamos considerar tal coisa refugo e jogá-la fora.Prosseguindo para alcançar (3:12-16). Até o próprio apóstolo Paulo não acreditou que uma vez que ele foi salvo, foi salvo para sempre. Enquanto ele era confiante da sua salvação em Cristo, é óbvio que ele continuou cada dia a fazer o que pôde para prosseguir na luta. Ele não quis perder "o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (v. 14). Se Paulo tinha que batalhar todos os dias, todos os discípulos de Cristo precisam fazer o mesmo. Utilizemos o que já aprendemos em Cristo para nos ajudar a prosseguir cada dia para aprender mais de Cristo e de seu plano eterno para aqueles que o amam!

O Arbusto

Os capítulos 16 e 17 de Jeremias apresentam uma série de contrastes entre a fé e a descrença. O profeta salienta a futilidade da idolatria e da autoconfiança, mostrando que o único caminho de esperança e bênçãos duradouras é a fé no único Deus. Nesse contexto, Jeremias diz: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto" (Jeremias 17:5-8).O objeto de confiança: o homem X o Senhor. O homem que confia no homem é maldito. Ele se acha inteligente e capaz de salvar-se, sem depender de um ser superior. Ele pode confiar na força física de poderosos exércitos, na inteligência e tecnologia de grandes cientistas, ou nas filosofias e religiões inventadas pelos próprios homens. O homem que confia no Senhor é bendito. Ele não se acha capaz de entender, explicar ou controlar tudo. Ele reconhece sua pequenez e dependência do seu Criador.O resultado da escolha: arbusto solitário no deserto X árvore plantada junto às águas. Aquele que se afasta de Deus, confiando no homem, acaba como um arbusto no deserto. É solitário, pois se desligou do seu próprio Criador. Não tem proteção nem alimentação da fonte de vida. Mas a pessoa que confia em Deus tem toda a segurança de uma árvore com raízes profundas na beira de um rio. Nunca faltará o alimento espiritual que a sustém. Enfrenta dificuldades sem ser abalada, porque o seu Criador cuida dela.Que sejamos árvores abençoadas pelo Deus Todo-Poderoso!

Falando sobre Deserto

O deserto foi bem ligado com o início do ministério de Jesus. No livro de Marcos, a palavra 'deserto' é usada quatro vezes nos primeiros treze versículos (Versículos 3, 4, 12, 13 no original. Em diversas traduções portuguesas a palavra 'deserto' não aparece no v. 13, mas aparece nos textos gregos), mas não é usada mais nenhuma vez depois. Qual tipo de lugar era o deserto?Lugar de infertilidadeJoão pregou no deserto, que segundo a profecia de Isaías 40:3-5, foi mal preparado para a chegada da glória do Senhor. O deserto foi o lugar lógico para o trabalho de João porque simbolizava os corações do povo, corações secos e mortos. Ele veio para tirar as barreiras espirituais do povo que poderiam impedir a vinda do Messias. Foi uma tarefa formidável: "Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas" (Isaías 40:4). Para realizar esta transformação João veio para este povo árido pregando arrependimento (Mateus 3:2, 7-10). O arrependimento em que João insistiu não era nada despreocupado, mas envolveu uma reorientação radical da vida (note Lucas 3:10-14). Tornar este deserto num lugar frutífero exigiria mudanças em todo aspecto do dia-a-dia do povo. Pessoas hoje estão em situações parecidas e para qualquer pessoa estar preparada para Cristo na sua vida, tem que estar disposta a mudar sua vida em todo sentido.Lugar de simplicidadeA vida de João combinava bem com o deserto em que habitava. Ele usava roupas feitas de pêlos de camelo com um cinto de couro e se alimentava com gafanhotos e mel silvestre. Evidentemente, João não tinha outro alimento nem outra roupa à sua disposição no deserto. É claro que João não valorizou nem bens, nem conforto, nem honra. Nós estaríamos dispostos a sermos chamados para o deserto? Diversos discípulos tiveram que passar por severas aflições; Paulo, por exemplo: "Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos....Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo" (1 Coríntios 4:11-13). O escritor de Hebreus cita outros exemplos: "Outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas" (Hebreus 11:36-38). Nem todo servo de Deus sofre tudo isso na vida, mas para servir ao Senhor temos que estar dispostos a passar por severas tribulações, colocar as necessidades dos irmãos acima das próprias luxúrias (Lucas 3:11; 12:33; 14:33), colocar o reino acima de todas as coisas (Mateus 6:33; 8:20), e deixar de nos preocupar com questões de comida e roupa (Mateus 6:25-34; Lucas 10:7-8). A simplicidade de João no deserto serve como desafio para nós.Lugar de libertaçãoTalvez a idéia do deserto esteja mais ligada com a idéia da libertação e da salvação do que com qualquer outra idéia. Lembramo-nos de como o Senhor soltou os israelitas das garras dos senhores egípcios e providenciou-lhes redenção no deserto: "O povo que escapou da morte achou favor no deserto" (Jeremias 31:2). Do mesmo jeito, nós, ao ficarmos libertados da escravidão do pecado, passamos para o deserto (Oséias 2:14; Apocalipse 12:6, 14). O deserto vem a simbolizar um lugar de salvação da servidão cruel. Que bênção! Infelizmente, a geração dos israelites reclamou do deserto. Repetidas vezes, os israelites se queixaram das dificuldades no caminho e queriam retornar à escravidão egípcia (veja Êxodo 14:11-12; 16:3; 17:3; Números 11:4-6; 14:1-4). Não fazia sentido que eles quisessem voltar para a angústia do Egito. Será que cristãos às vezes passam pelos mesmos sentimentos e almejam a vida que levavam antes de seguir Cristo, a vida do pecado? Quando olhamos para trás ou tentamos ficar com as coisas do passado arriscamos nossa alma: "Naquele dia, quem estiver no telhado de sua casa, não deve descer para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma. Lembrem-se da mulher de Ló!" (Lucas 17:31-32).Lugar de provaPara Jesus, o deserto foi o lugar em que encontrou o Tentador e foi testado. Para os israelitas, o deserto foi o lugar de provação também. Os resultados eram totalmente opostos. Jesus derrotou Satanás em tudo. No caso dos israelitas, todos eles passaram pelo mar e participavam da alimentação providenciada por Deus no deserto; porém, "Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto" (1 Coríntios 10:5). É uma lição forte, porque 603.550 homens saíram do Egito, mas apenas dois deles entraram na terra prometida! No deserto onde 99,99% dos israelitas fracassaram, Jesus venceu. Qual era a diferença? Jesus confiou no Senhor e na Palavra. Ele citou a escritura: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4; veja Deuteronômio 8:3), e mostrou a importância da palavra citando-a cada vez que o diabo se aproximou. Os israelitas, por causa da incredulidade causada por duro coração, caíram "durante o tempo da provação no deserto" (Hebreus 3:8). Como os israelitas, cristãos hoje passaram pelo mar do batismo e participam da ceia do Senhor. Há um sério perigo de que a mesma coisa aconteça hoje: "Essas coisas ocorreram como exemplos para nós ... Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós" (1 Coríntios 10:6, 11). No deserto da provação, confiaremos na scritura e venceremos a tentação ou seremos autoconfiantes e cairemos?Lugar de bênçãoJoão, voz que clamava no deserto, anunciou Jesus como aquele que batiza com o Espírito Santo. Vários textos proféticos mostram uma visão do deserto transformado por Deus num lugar bem frutífero (Isaías 35:1, 6; 41:18-19; 43:19-21; 51:3). Especialmente interessantes são os trechos que ligam o novo vigor do deserto com a provisão do Espírito. "A fortaleza será abandonada, a cidade barulhenta ficará deserta ... até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta" (Isaías 32:14-15). "Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes" (Isaías 44:3). As maravilhosas bênçãos que estão disponíveis em Cristo vêm por causa do trabalho do Espírito Santo que tem sido derramado sobre o povo de Deus (Ezequiel 39:29).Infelizmente, há muitos equívocos quando pessoas começam a tratar o assunto do Espírito Santo porque elas deixam de distinguir entre as várias responsabilidades do Espírito Santo e as épocas certas em que faz estas obras. Considere este paralelo: No primeiro século Jesus andou na terra em corpo humano, morreu na cruz e apareceu a várias pessoas após sua ressurreição. No século XXI, Jesus não faz nenhuma destas coisas. Mas Jesus ainda existe, opera nas vidas dos seus discípulos, e trabalha hoje. Pelo mesmo jeito, o Espírito Santo no primeiro século operou na vida de Jesus (Mateus 3:16; 12:18, 28), inspirou a autoria dos livros do Novo Testamento (1 Coríntios 2:13; 14:37), e deu dons especiais para várias pessoas (1 Coríntios 12-14). No século XXI, O Espírito Santo não faz nenhuma destas coisas. Mas o Espírito Santo ainda existe, opera nas vidas dos seus discípulos, e trabalha hoje.Através de Ezequiel, o Senhor profetizou sobre nossa época dizendo: "Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis" (Ezequiel 36:26-27). Precisamos refletir para verificar que temos o Espírito do Senhor em nós. Nosso coração é macio e sensível à palavra de Deus, ou nossa receptividade à vontade do Senhor parece pedra--fria, dura e petrificada? Andamos nos decretos do Senhor; observamos fielmente as suas leis? Até que ponto o Espírito reside em nós? "...No qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito" (Efésios 2:21-22). Um cristão cresce para ser cada vez mais santuário do Senhor deixando a palavra do Espírito habitar cada vez mais ricamente no seu coração, dominar cada vez mais fortemente seu andar (Efésios 5:18; Colossenses 3:16), e produzir cada vez mais o fruto apropriado (Gálatas 5:22-23). Demonstramos a presença do Espírito em nós?Temos muita coisa para aprender no deserto. Jesus conquistou o diabo ali e transformou a aridez em jardim. Aproveitamos esta bênção?

A Águia

A águia A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie.Chega a viver cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta.O bico, alongado e pontiagudo, se curva. Apontando contra o peito, estão as asas, envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e, voar, aos 40 anos, já é bem difícil! Nessa situação a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se, em um ninho que esteja próximo a um paredão.Um lugar de onde, para retornar, ela necessite dar um vôo firme e pleno.Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas.Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, "renascida", sai para o famoso vôo de renovação, para viver, então, por mais 30 anos. Muitas vezes, em nossas vidas, temos que nos resguardar, por algum tempo, e começar um processo de renovação. Devemos nos desprender das (más) lembranças, (maus) costumes, e, outras situações que nos causam dissabores, para que continuemos a voar.Um vôo de vitória. Somente quando livres do peso do passado (pesado), poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz. Destrua, pois, o bico do ressentimento, arranque as unhas do medo, retire as penas das suas asas dos maus pensamentos e alce um lindo vôo para uma nova vida.Um vôo de vida nova e feliz.