30 de janeiro de 2009

O PENTECOSTALISMO MODERNO

O pentecostalismo moderno nasceu dentro de uma escola bíblica, o Instituto Bíblico Betel, com Charles Fox Parham. Parham e seus quarentas alunos, começaram a estudar sobre o Batismo no Espírito Santo em 1900.
A escola tinha com objetivo um estudo aprofundando na Palavra de Deus e muita oração.
Em 1° de janeiro de 1901, Agnes Ozam foi batizada no Espírito Santo e começou a falar em línguas. Um dos alunos de Paham, foi William Joseph Seymour, homem que deu notoriedade ao pentecostalismo na rua Azuza no ano 1906. Seymour, também, abriu uma escola bíblica no Texas. Os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg chegaram no Brasil em 1910. Eles trouxeram a mensagem pentecostal com bagagem teológica. Gunnar Vingren foi um aplicado seminarista em Chicago(EUA) e Daniel Berg estudou em um Instituto Bíblico nos EUA. Outros missíonários pentecostais que chegaram ao Brasil, eram homens de profundo conhecimento teológico e formam preletores das Escolas Bíblicas de Obreiro; como Lewis Pethrus, Samuel Nystrom, Lawrence Olson, Orlando Boyer, Bernard Johnson, J.P. Kolenda etc.(2) A história mostra que os pentecostais sempre tiveram ligados ao ensino bíblico. As Escolas Bíblicas de Obreiro, a valorização da escola bíblica dominical e o começo(nos anos 60) da tradição de seminários teológicos no modelo norte-americano, é uma prova que o Movimento Pentecostal valoriza a teologia ortodoxa.
Hoje os pentecostais começam a ganhar respeito acadêmico, mas ainda há muito preconceito. Hank Hanegraff lembra que: "alguns dos pensadores de maior expressão e clareza hoje em dia são cristãos pentecostais".(3) Ele cita o exemplo de dois pentecostais respeitados no meio acadêmico, como Valter Martin, fundador do Instituto Cristão de Pesquisas no EUA e Gordom Fee, um dos maiores especialistas em exegese do mundo. O teólogo George O. Wodd, comenta que Willian Seymour chegou a ser criticado por examinar toda experiência pela Palavra de Deus. Seymour, então, respondeu em um editorial do períodico A fé apostólica (setembro de 1907): " Estamos medindo tudo pela Palavra, toda experiência deve ser medida pela Bíblia."(4). Todos que pretendem avaliar o pentecostalismo, deve fazê-lo com imparcialidade e examinar a hístória e doutrina desse grupo que tantos benefícos trouxe ao protestatismo. Os pentecostais têm história e doutrina e ainda são grandes instrumentos na defesa da fé cristã.
Por Pastor Leonardo Santos