30 de janeiro de 2009

A ORAÇÃO


A oração é a expressão da alma perante ao seu Deus.
Ela é como uma lavanca que levanta a fé para superar as montanhas de dificuldades, que impulsiona os corações, que põe de pé os caídos, que soergue os fracos, desanimados e abatidos. É a janela da alma pela qual vemos e falamos com Deus. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento apresentam inúmeros exemplos de orações de filhos de Deus. Achamos as orações de pessoas como Abraão, Moisés, Davi, Salomão, Elias, Ana, Daniel, Paulo, Pedro e muitos outros.
O próprio Jesus nos deixou ensinamentos de como devemos orar. Ele nos deichou até uma oração modelo, a oração do Pai nosso: “Pai nosso que estás no céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino seja feita tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje, e perdoa-nos as nossas dívidas assim também como nós temos perdoados os nossos devedores. E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino, e o poder e a glória para sempre. Amém.”
Jesus também censurou os hipócritas, os quais faziam longas orações mas que eram vazias de sentimentos. Oração da boca sem o coração é como uma bala perdida, não atinge seu objetivo.
As orações públicas possui algumas caracteristicas que são fundamentais: elas devem ser objetivas, claras e concisas. Muitas orações não possui essas qualidades e portanto, são ocas e não surtem os efeitos desejados. É comum pedir a alguém para orar agradecendo a Deus pelos dizímos e ofertas e o “orador” ora sobre muitas coisas menos pelos dízimos e ofertas! É bom ensinar a igreja que a vários tipos de oração: de gratidão, de adoração, de confissão, de petição e de intercessão. Muitos possuem a pálida idéia que a oraçaõ é só pedir, mas pelos exemplos biblícos vemos que a oração é muito mais louvor e gratidão do que petição. Nós somos mais inclinados a pedir e interceder do que agradecer e louvar, somos um povo ingrato: pedimos muito e agradecemos pouco. Confessar pecados nem pensar para alguns. A pessoa que vai orar, dev ter a nítida compreensão de que tipo de oração vai fazer. É comum o fato de que o momento é de gratidão pelas bençãos e a oração que é feita é quase exclusivamente de súplica e intercessão.
Por Pastor Ederaldo Xavier